segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Meio ambiente: Cuidar para preservar

O CMEI da Mamãe realizou pela segunda vez, em dois anos, a manifestação em prol da limpeza urbana, sustentabilidade e saúde pública, no último dia 31 de outubro, a partir das 8h30min, em algumas ruas da quadra 305 norte. Com direito a carro de som/locutor (pai amigo da escola/João Martins), faixas e entrega de panfletos informativos (Apoio: Armazém Paraíba, Controller Serviços Contábeis e STTM). Esta ação faz parte do projeto Meio ambiente: Cuidar para preservar. As crianças cantaram paródias, recitaram e emitiram o grito de guerra (Saúde sim, lixo não). Diga não ao lixo e sim à saúde. Diga não à Dengue. Participaram da caminhada as crianças das turmas de maternal II e período I, alguns pais de alunos, professores e demais servidores deste CMEI.









Texto utilizado pelo locutor/DICAS E CURIOSIDADES/ Meio Ambiente

» Coloque o lixo comum em sacos plásticos ou vasilhames com tampa. Não espalhe o lixo.

» Obedeça o horário de coleta pelo caminhão. Perdeu? Guarde o lixo para o próximo dia de coleta.

» O lixo espalhado atrai ratos, baratas, moscas e mosquitos, trazendo doenças que podem levar à morte.

» A queima do lixo produz gases tóxicos, contamina o meio ambiente e dificulta a coleta.

» Não jogue lixo ou entulho em locais não permitidos, principalmente nas ruas, terrenos, mar, rios, canais e lagos.

» Os resíduos jogados pelas janelas dos carros e ônibus entopem os bueiros e, nas épocas de chuva, acabam provocando alagamentos.

» Em média, uma família gera por ano 01 tonelada de lixo. Diariamente, são produzidas no Brasil cerca de 90.000 toneladas de lixo.

» Participe da Coleta Seletiva. Separe vidros, papéis, plásticos e metais.

» O lixo nas encostas causa deslizamento de terra, colocando vidas em risco.

» A praia faz parte do seu meio ambiente. Preserve-a, não jogando lixo.

Reduzir - Reduzir a quantidade de lixo é um compromisso importante e permanente. Como cada pessoa produz cerca de 180 quilos de lixo em um ano, é fácil perceber que diminuir o desperdício depende muito da atitude de cada um de nós.

O que se pode fazer já:
*Evite carregar embalagens tipo caixinha-dentro-de-um-saquinho-dentro-da-sacola-dentro-de-sacolão.

*Controle o uso da água: não deixe a torneira aberta à toa, abrir e fechar várias vezes, é melhor do que deixar a água correr sem necessidade.

*Desligue a TV se não estiver realmente assistindo, e a luz do lugar onde não houver ninguém.

*Ponha no prato só o que você vai comer.

*A maior parte do que jogamos fora não é sujo, fica sujo depois de misturado. Se você separar antes os materiais que podem ser reciclados, a quantidade de lixo a ser coletado é muito menor. Experimente.

Reciclar - É aproveitar o material de que foi feito um objeto, uma embalagem ou qualquer coisa fabricada e que já tenha sido usada. Dessa maneira evita-se que o material acabe no lixo.

Muita coisa se joga "fora", o que é um grande desperdício. Você já parou para pensar que "jogar fora" significa jogar aqui mesmo no nosso planeta, quase sempre em lugares errados, sujando as águas, o solo e destruindo os lugares mais bonitos? Por isso, a reciclagem é um grande caminho para a solução do problema. Isso ajuda a diminuir a quantidade de lixo que se produz nas cidades.

O que deve ir para a coleta seletiva:

Papel: jornais, revistas, papelão, formulários, papéis brancos, cartões, aparas de papel, papel- toalha, cartolina, embalagens de ovo, fotocópia, envelopes e caixas em geral.

Plástico: copos plásticos, vasilhas, embalagens de refrigerante, sacos de leite, frascos de shampoo e de detergentes, embalagens de margarina, tubos de canos de PVC.

Vidros: copos, garrafas, potes, frascos e cacos.

Metal: chapas metálicas, latas de alumínio, panelas, fio, arames, pregos, sucatas de ferro e cobre.

Toda sexta-feira à tarde o caminhão da prefeitura passa no CMEI da Mamãe para coletar o lixo para reciclagem, é importante que os objetos (garrafas pets e caixas de leite) estejam limpos para não contaminar a área escolar).

Atitudes Corretas

Reutilize recipientes plásticos de produtos como margarinas ou sorvetes. Bem lavados, eles servem para guardar outros alimentos.

Corretamente acondicionados, os alimentos permanecem frescos por mais tempo. Dessa forma, joga-se menos comida no lixo.

Evite comprar comida além do necessário. Uma parte acaba se estragando e indo para o lixo.

Coloque a quantidade suficiente de comida para sua satisfação,e não sobrar no prato e ir para o lixo.

Não jogue lixo em terrenos baldios, rios e córregos. Isto pode causar enchentes, e perigo de contaminação por ratos e insetos.

Resíduos de construção civil também devem ser separados. Eles podem ser reutilizados para pavimentação, contenção de encostas e na construção de casas populares.

Não jogue lixo na rua ou pela janela do carro. Colabore com a limpeza e saúde de sua cidade.

Não é necessário jogar sobras de verduras e frutas no lixo. Muitas vezes eles podem ser reaproveitados, não se esqueça que muita gente passa fome no país... Separe os resíduos em casa. Depois é só você entregar os sacos para a coleta seletiva. Assim, você estará contribuindo para um planeta mais saudável.

Jogar lixo nas ruas e estradas pode ser um simbolismo de desprezo por si mesmo. Pode significar que você também joga algum lixo em sua vida. Faça a sua parte “Limpeza urbana, compromisso de todos!”

O lixo também pode gerar chorume e contaminar a água e o solo. Ainda pode servir de abrigo e alimento para animais e insetos que são vetores de doenças. As mais comuns são a leptospirose, peste bubônica e tifo murino, causadas pelos ratos, além de febre tifóide e cólera causadas por baratas, malária, febre amarela, dengue, leishmaniose e elefantíase, transmitidas por moscas, mosquitos e pernilongos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário