Culminaremos no
próximo dia 20 (junho), dia da nossa Festa Junina, o nosso Projeto
"Pequenos Cientistas/Berço de Talentos" o qual tem como objetivo
reconhecer a pesquisa científica como algo a ser explorada por todos os
envolvidos no processo ensino aprendizagem. Na ocasião as crianças e suas
professoras apresentarão aos pais um pouco das experiências vivenciadas no
decorrer no bimestre. Apresentamos abaixo alguns momentos de alegria
vivenciados por nossos professores e crianças.
|
Experiência com água, balão e fogo. |
Pergunta: Se
o balão estivesse cheio apenas com ar, o que aconteceria? Se estivesse cheio
com água, o que aconteceria? Com este experimento as crianças
descobriram que quanto maior a massa, maior a capacidade calorífica, pois a
presença de líquido no interior do balão não permitiu que o balão estourasse de
imediato como naquele que estava cheio de ar. (...)
|
Experiência o ovo mágico |
As crianças
encheram o copo com água até a metade. Adicionaram cinco colheres de sobremesa
de sal, algumas gotas de corante e mexeram até o sal se dissolver complemente,
colocaram água até deixar o copo quase cheio. Sem misturar a água pura com a
água salgada colocaram um ovo cru no copo e quanto soltaram o ovo perceberam
que o ovo flutuou na água salgada presente na parte inferior do copo.
|
Experiência fabricando refrigerante |
As crianças
misturaram bicarbonato de sódio no suco de limão, ouviram o som efervescente,
adoçaram e experimentaram. Constataram que a mistura dessas substâncias
resultou em dióxido de carbono - o mesmo gás presente nos refrigerantes.
Nesta experiência as crianças verificaram que o olfato e o paladar são órgãos dos sentidos que trabalham juntos, informando as características dos alimentos ao nosso cérebro. Quando sentimos o cheiro de algo que nos agrada, já imaginamos o sabor que aquilo tem. As vezes, o que consideramos sabor em um alimento e, na verdade, seu odor percebido pelas células especializadas em identificar partículas de odor. O que chamamos de sabor é na verdade, uma combinação de odores e gostos percebidos pelo olfato e paladar.
|
Adicionar legenda |
|
Experiência: Dedos Mágicos |
Utilizando um prato, um pouco de água, orégano e algumas gotas de detergente, as crianças brincaram de dedo mágico de orégano. As moléculas da água se atraem umas pelas outras como pequenos imãs e ficam bem agarradinhas, formando uma superfície de forte tensão. Isso faz a água suportar o peso de substâncias ou pequenos objetos mais densos do que ela - como o orégano. Mas quando entra em contato com a água, o detergente consegue enfraquecer a força que une as moléculas de água ao seu redor, o que faz com que as moléculas de água das bordas fiquem ainda mais unidas. É por isso que o orégano "anda" do centro para as bordas - para ficar sobre as moléculas que permanecem bem juntinhas.
|
Experiência: Telefone com fio |
Utilizando copos plásticos, linha e os palitos, as crianças fizeram o telefone com fio. Verificaram que ao esticar a linha perceberam que a linha propaga as ondas sonoras. A onda sonora vibra o copo que, por sua vez, vibra a linha.
|
Experiência: Brincadeiras com o ar e a água |
Nesta experiência as crianças utilizaram um copo seco, de plástico transparente amassaram um pedaço de papel e colocaram no fundo do copo, o desafio foi afundar o copo de água sem molhar o papel na água.
|
Experiência: Chuveirinho de garrafa pet |
Esta experiência proporcionou às crianças identificar a pressão atmosférica, que age em todas as direções aplicar uma força através dos furos da garrafa e segurar a água dentro. A pressão não age diretamente na parte de cima quando está fechada, a água não cai. Mas se destampar, a pressão atmosférica entra em ação e faz a água cair.
Além dessas
experiências as crianças também pesquisaram sobre os animais em extinção, suas
causas e consequências. Assim como sobre os cuidados que devemos ter para a
preservação do meio ambiente. Brincaram muito com as experiências sensoriais,
fenômenos históricos, valorizando o fazer artístico, a livre expressão, o
movimento do corpo, dentre outros aspectos. Tudo com foco no exercício da
inteligência, dos afetos e dos sentimentos.
Valeu demais!
|
Crianças vestiram a camisa e o crachá de Fiscal da Água para verificar
e orientar os seus familiares quanto ao uso racional da água. |
|
Brincando com a caixa sensorial |
|
Atividades motoras manipulativas com objetos reciclados |
|
Desenho: Palmas Minha Cidade
|
|
Descobrindo as cores primárias e secundárias |
Nenhum comentário:
Postar um comentário