terça-feira, 2 de junho de 2015

Berço de Talentos

Culminaremos no próximo dia 20 (junho), dia da nossa Festa Junina,  o nosso Projeto "Pequenos Cientistas/Berço de Talentos" o qual tem como objetivo reconhecer a pesquisa científica como algo a ser explorada por todos os envolvidos no processo ensino aprendizagem. Na ocasião as crianças e suas professoras apresentarão aos pais um pouco das experiências vivenciadas no decorrer no bimestre. Apresentamos abaixo alguns momentos de alegria vivenciados por nossos professores e crianças.
Experiência com água, balão e fogo.
Pergunta:  Se o balão estivesse cheio apenas com ar, o que aconteceria? Se estivesse cheio com água, o que aconteceria?   Com este experimento as crianças descobriram que quanto maior a massa, maior a capacidade calorífica, pois a presença de líquido no interior do balão não permitiu que o balão estourasse de imediato como naquele que estava cheio de ar. (...)

Experiência o ovo mágico
As crianças encheram o copo com água até a metade. Adicionaram cinco colheres de sobremesa de sal, algumas gotas de corante e mexeram até o sal se dissolver complemente, colocaram água até deixar o copo quase cheio. Sem misturar a água pura com a água salgada colocaram um ovo cru no copo e quanto soltaram o ovo perceberam que o ovo flutuou na água salgada presente na parte inferior do copo.

Experiência fabricando refrigerante
As crianças misturaram bicarbonato de sódio no suco de limão, ouviram o som efervescente, adoçaram e experimentaram. Constataram que a mistura dessas substâncias resultou em dióxido de carbono - o mesmo gás presente nos refrigerantes.

     

            
Experiência sensoriais
Nesta experiência as crianças verificaram que o olfato e o paladar são órgãos dos sentidos que trabalham juntos, informando as características dos alimentos ao nosso cérebro. Quando sentimos o cheiro de algo que nos agrada, já imaginamos o sabor que aquilo tem. As vezes, o que consideramos sabor em um alimento e, na verdade, seu odor percebido pelas células especializadas em identificar partículas de odor. O que chamamos de sabor é na verdade, uma combinação de odores e gostos percebidos pelo olfato e paladar. 


Adicionar legenda
Experiência: Dedos Mágicos
              
Utilizando um prato, um pouco de água, orégano e algumas gotas de detergente, as crianças brincaram de dedo mágico de orégano. As moléculas da água se atraem umas pelas outras como pequenos imãs e ficam bem agarradinhas, formando uma superfície de forte tensão. Isso faz a água suportar o peso de substâncias ou pequenos objetos mais densos do que ela - como o orégano. Mas quando entra em contato com a água, o detergente consegue enfraquecer a força que une as moléculas de água ao seu redor, o que faz com que as moléculas de água das bordas fiquem ainda mais unidas. É por isso que o orégano "anda" do centro para as bordas - para ficar sobre as moléculas que permanecem bem juntinhas.  

           
Experiência: Telefone com fio
Utilizando copos plásticos, linha e os palitos, as crianças fizeram o telefone com fio. Verificaram que ao esticar a linha perceberam que a linha propaga as ondas sonoras. A onda sonora vibra o copo que, por sua vez, vibra a linha.         


Experiência: Brincadeiras com o ar e a água
Nesta experiência as crianças utilizaram um copo seco, de plástico transparente amassaram um pedaço de papel  e colocaram no fundo do copo, o desafio foi afundar o copo de água sem molhar o papel na água.


Experiência: Chuveirinho de garrafa pet

Esta experiência proporcionou às crianças identificar a pressão atmosférica, que age em todas as direções aplicar uma força através dos furos da garrafa e segurar a água dentro. A pressão não age diretamente na parte de cima quando está fechada, a água não cai. Mas se destampar, a pressão atmosférica entra em ação e faz a água cair.


Além dessas experiências as crianças também pesquisaram sobre os animais em extinção, suas causas e consequências. Assim como sobre os cuidados que devemos ter para a preservação do meio ambiente. Brincaram muito com as experiências sensoriais, fenômenos históricos, valorizando o fazer artístico, a livre expressão, o movimento do corpo, dentre outros aspectos. Tudo com foco no exercício da inteligência, dos afetos e dos sentimentos.

Valeu demais!
Crianças vestiram a camisa e o crachá de Fiscal da Água para verificar
 e orientar os seus familiares quanto ao uso racional da água.
Brincando com a caixa sensorial

Atividades motoras manipulativas com objetos reciclados

Desenho: Palmas Minha Cidade

                   
Descobrindo as cores primárias e secundárias













Nenhum comentário:

Postar um comentário