sexta-feira, 11 de março de 2011

PROJETO MAGIA DOS CONTOS DE FADAS


            Era uma vez... Tem sido a senha para se entrar no maravilhoso mundo dos contos, mitos, lendas e fábulas. Basta que alguém diga essas três palavrinhas mágicas que o encanto acontece, e nós, adultos e crianças, como que hipnotizados, esperamos que o contador prossiga com sua narrativa. Por que isso acontece? Porque ao ouvirmos uma história temos a possibilidade de refletir sobre a vida, sobre a morte, sobre nossas atitudes e escolhas, pois elas nos falam de dor, luta compreensão, compaixão, solidariedade, esperança e vitória! Porque elas proporcionam um grande prazer e são uma necessidade do ser humano, seja ele adulto ou criança (Garcia, 2003).

            Muito dessa beleza e dessas qualidades da infância é adquirido e aprimorado por meio das histórias que, quando crianças, ouvimos de nossos familiares – pais – mães, avôs, avós, tios e tias – e professores. Histórias que também chegam por leituras, filmes, desenhos animados, peças de teatro. Sem o passaporte mágico dessas narrativas, é difícil conceber viagens, aventuras, conquistas, temores, medos e receios imaginários fundamentais ao nosso desenvolvimento intelectual e emocional. As histórias nos permitem conhecer e criar mundos fantásticos, repletos dos seres mais extraordinários e das sensações mais diversas... Sem elas, a infância, a adolescência, a juventude e a maturidade estariam condenadas a ocupar um palco sombrio, triste, desprovido de atores verdadeiramente apaixonados..(Chalita, 2003).

            Os autores acima citados expressam a mágia dos contos de fadas e nos apontam a importância de proporcionar às nossas crianças o contato com histórias. Os contos de fadas têm como personagens reis, rainhas, príncipes, princesas, pessoas simples que passam por terríveis situações, na maioria das vezes causadas por seres sobrenaturais, como bruxas, ogros, gigantes, etc., e que só podem ser salvos com a ajuda de objetos e seres mágicos ou de outros seres não menos sobrenaturais como fadas, magos, anões. No final, o bem sempre vence o mal. Dando ênfase às questões espirituais, éticas e existenciais.  Diante do exposto propomos a realização deste projeto com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento integral das nossas crianças, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. E ainda, reafirmar os valores relacionados à solidariedade, amor, disciplina, trabalho, honestidade, respeito e etc. Desenvolver a linguagem oral e a capacidade de expor idéias.  Perceber a função da escrita como meio de comunicação e expressão de idéias.  Familiarizar-se com a escrita. Interessar-se por escrever palavras e textos ainda que não de forma convencional.  Interessar-se pela leitura, interpretação e dramatização literárias. Refletir sobre a vida, sobre a morte, atitudes e escolhas, dor, luta, compaixão, compreensão, solidariedade, esperança e vitória.
Material enviado para leitura e discussão com as famílias




 Foi um show nosso fechamento do 1º semestre de 2011. Todas as turmas apresentaram suas peças conforme o Projeto: A magia dos contos de fadas. A comunidade escolar estava toda presente e envolvida com o projeto, os pais marcaram presença e demonstravam muito orgulho em ver seus filhos atuarem!!




Peça de teatro: Cachinhos dourados e os três ursos
(Turma do Maternal - Música/Bate bate seu coquinho)


Peça de teatro: Cachinhos dourados e os três ursos
Peça de teatro: A galinha ruiva

Musical: Encontrei uma casinha
(Turma: Maternal)

Peça de teatro: Dona baratinha

Peça de teatro: Os três porquinhos

Peça de teatro: A formiguinha e a neve

Peça de teatro: O casamento da dona baratinha
Peça de teatro: A formiguinha e a neve


PROXIMA AÇÃO: Apresentação da Peça a formiguinha e a neve na Casa de Apoio do Hospital Geral de Palmas - Dia 04 de outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário