segunda-feira, 28 de abril de 2014

Dia Pedagógico

Neste ultimo sábado (26/04), tivemos várias atividades neste CMEI:

No turno matutino toda a equipe pedagógica participou de um curso de introdução musical com o Professor Luciano de Sousa. Nossos agradecimentos especiais a este professor que de forma voluntária nos prestou este grande serviço.

Luciano de Sousa - Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Professor - PII - Secretaria Municipal de Educação de Palmas -TO e Presidente do Sindicato dos Músicos Profissionais do Estado de Tocantins. Atuando principalmente nos seguintes temas: Conselhos de Políticas Culturais e de Educação, música e educação, música na escola e Didática Musical. Violonista - Cavaquinista Natural de São Paulo – SP, mudou-se para Palmas em 1995. Iniciou seus estudos Musicais em 1991, onde teve a oportunidade de ter aulas com grandes violonistas do cenário musical brasileiro entre eles: Herique Pinto, Turibio Santos e Mauricio Carrilho. Iniciou sua carreira musical como contra-baixista da Banda Clip, participado de vários Bailes e Shows, nos estados de Tocantins, Pará, Maranhão e Goiás. Em 1995, já residindo em Palmas, entrou para a Banda Goiana Via Nacional, onde teve a oportunidade de percorrer quase todos os municípios do Estado, participando de Exposições Agropecuárias, Festejos, Bailes, Showe Festivais, neste período participou de apresentações com vários artistas regionais: Braguinha Barroso, Marcos Ruas, José Lourinho, Solé, Chiquinho Chocolate, dupla Cilone Jane, Virginia, Zequinha do Acordeom etc..

No turno vespertino realizamos a primeira reunião plenária da Associação e do Conselho Escolar Comunitário/CEC. Contamos com a presença dos membros da Associação e do Conselho Escolar Comunitário, e ainda com a presença de todos as professores e equipe gestora deste CMEI. Na oportunidade fizemos a leitura da ata do termo de posse (momento que todos puderam conhecer os componentes da Associação e do CEE), apresentação da prestação de contas (jan a abril/2014), e elaboração um plano de ação para o segundo bimestre. 


ASSOCIAÇÃO COMUNIDADE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA MAMÃE - ACCEI
Presidente: Josileide Gonçalves da Silva
Vice-presidente: Wilker Rodrigues Araújo
1º Secretário: Adriana Pereira Mota
2º Secretário: Patrícia da Silva Miranda
1º Tesoureiro: Rosirene Alencar Aguiar
2º Tesoureiro: Simone Alves da Silva
Assessor de Comunicação:   Helen Sávia da Silva

CONSELHO FISCAL
Membro: Valquiria de Castro Alves
Membro: Iolanda Pereira Lima
Membro: Aline de Sousa Pereira
Membro/Suplente: Vanézia Nunes da Silva Carvalho

CONSELHO ESCOLAR COMUNITÁRIO

Presidente: Francisco das Chagas Silva Alves
Vice-presidente: Evani Tavares de C. Pereira    
1º Secretário: Rosa Tânia Pinto
2º Secretário: Sarah Carolinne Lima Pontes Medanha
Suplente: Maria da Consolação da Silva Limeira
Conselheira: Karla Bianca Ferrari
Conselheira: Piera Martins Pinheiro Brito
Suplente: Maria Antonia Ferreira dos Reis
 


quinta-feira, 17 de abril de 2014

Páscoa Linda


Comemoramos a Páscoa com grande estilo nesta última quinta-feira (16 de abril)!


Feliz Páscoa
Receba nesta Páscoa,


Ovos de alegria,


Chocolates de harmonia,


Bombons de paz,


Pirulitos de amor,


Balas de felicidade. E uma doce saúde. 

Esta mensagem as crianças levaram em um cartãozinho fixado em um saquinho de pipoca colorida.  Após as apresentações de todas as turmas procedemos com a degustaram de uma ceia especial sem chocolates, porém, com sanduíche, suco natural e espetinhos de frutas diversas! Durante o dia as crianças também receberam a vista de um lindo coelhinho.
Nossos agradecimentos especiais à Bel da TOP Festas que nos forneceu a coelhada que abrilhantou a nossa mesa!

 

terça-feira, 8 de abril de 2014

Saúde bucal!

Ontem (07 de abril) este CMEI recebeu a visita de uma  equipe da unidade de saúde da família. Na oportunidade as agentes de saúde efetivaram a avaliação antropométrica  das crianças. O Dr. Antenor (dentista) fez uma abordagem sobre uma boa escovação e presenteou as crianças com um kit contendo sabonete, escova e creme dental.


Eleição do Conselho Escolar



Realizamos na última sexta-feira (04 de abril) a eleição para escolha dos membros do nosso Conselho Escolar Comunitário. Na oportunidade também fizemos a escolha de alguns dos membros da Associação Comunidade do Centro de Educação Infantil da Mamãe – ACCEI.  Agradecemos a participação de todos os que participaram deste importante evento. 

Parabenizamos a Sra Vanderleia (mãe da nossa aluna Aquila Gabriela) ganhadora do kit de cozinha, sorteado na ocasião. 


Pronunciamento dos candidatos representantes de pais (Francisco e Sarah)
Ganhadora do kit de cozinha

Alimentação




Aceitação alimentar, a higiene corporal e do ambiente são essenciais para o desenvolvimento das crianças nos aspectos físico, mental e social. O CMEI da Mamãe trabalha de forma contínua em parceria com a família buscando a formação de hábitos saudáveis.
Neste primeiro semestre já desenvolvemos várias atividades com as crianças para que identifiquem os diferentes tipos de alimentos, reconheçam a importância de uma boa alimentação e de bons hábitos de higiene. Sendo elas:
Ø  Montagem de painel;
Ø  Contação e leitura de histórias envolvendo o tema saúde (alimentação  e higiene);
Ø  Execução de músicas e parlendas enfatizando uma boa alimentação e uma vida saudável;
Ø  Dramatização utilizando fantoches de frutas e verduras enfocando o valor nutricional e medicinal;
Ø  Manuseio das frutas e verduras para descoberta de formas, cores, texturas,  quantidades e tamanhos;
Ø  Experiências com alimentos diversos (degustação, mistura de alimentos doces e azedos);
Ø  Atividades didático-pedagógicas como: pesquisa, recorte e colagem, separação de grãos e classificação em cores, tamanhos e formas, desenhos livres e dirigidos;
Ø  Expressão corporal e roda de conversa sobre a importância dos alimentos, higienização dos alimentos e das mãos; pintura utilizando o formato e cores dos alunos;
Ø  Culinária lúdica e piquenique.