quarta-feira, 26 de setembro de 2012

FAES de Dança



Premiação FAES-2012

No Brasil existem inúmeras danças, folguedos, brincadeiras de roda e cirandas que, além do caráter de socialização que representam, trazem para a criança a possibilidade de realização de movimentos de diferentes qualidades expressivas e rítmicas (RCNEI). E com base nisso temos desenvolvido um trabalho que explora muito estas brincadeiras.


Apresentação dos alunos do Maternal II: Abre a roda o tin do lê lê-FAES 2012




Relato de experiência em Seminário

O Centro Municipal de Educação Infantil da Mamãe foi destaque no V Seminário de Educação Infantil (Compromisso Ético e Moral com a Infância) expondo o relato do projeto a Magia dos Contos de Fadas desenvolvido no período de fevereiro a novembro de 2011 com continuidade no ano letivo de 2012. O Projeto expressa uma grande preocupação em estimular a comunidade escolar a ver na leitura uma ação necessária para o exercício da cidadania, uma fonte de lazer e uma forma de aguçar o desenvolvimento das crianças. Maiores informações sobre este projeto podem ser lidas nas postagens anteriores deste blog.









sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Culinária também é coisa de criança

As professoras Rosirene Alencar e Maria do Socorro comprovaram que aula de culinária também é coisa de criança. Além de exigir concentração e aprendizagem é uma gostosa brincadeira. As crianças se divertiram muito, leram a receita, viram a importância das medidas e do  processamento, valores nutritivos do abacate e do leite, ressaltaram os hábitos de higiene e por fim provaram a deliciosa vitamina de abacate.



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Patriotismo no CMEI

No decorrer desta semana realizamos várias atividades (recorte e colagem, desenho e pintura da bandeira, músicas e histórias relacionadas à pátria e a independência do Brasil, desfiles e outras) com o objetivo de proporcionar às nossas crianças a compreensão do conceito de Pátria, despertar o sentimento de patriotismo; conhecer as cores, formas e significados da bandeira, compreender o porquê da comemoração ao dia 7 de setembro, expressar noções de valores e virtudes, identificar o hino nacional, desenvolver a oralidade, a expressão corporal e etc. Algumas dessas ações já fazem parte do nosso cotidiano, como por exemplo, a hora cívica que é realizada toda sexta-feira, porém esta semana teve um toque especial.



Paródia: Parabéns vamos cantar em louvor ao Brasil, a sua independência vamos juntos festejar.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Criança em segurança


Aconteceu na última sexta-feira (31/08) neste CMEI uma palestra com um dos membros do Programa de Erradicação e Combate ao Uso de Drogas/PROERD. Foram abordados assuntos relacionados à segurança das nossas crianças, e ainda, exibidos algumas imagens educativas. Pena que vieram poucos pais! Frequentemente nos deparamos com situações em que o uso de drogas pelos familiares colocam as crianças em situação de risco.

Brincar é preciso...

Chegaram novos brinquedos (cavalinhos, teclado com microfone, aviões, cozinha, penteadeira, bonecas, carrinhos, kits de areia, pula pula do Gugu, mesinha de passar ferro, fantasias de personagem dos contos de fadas, bolas coloridas, dominó ilustrado, bingos de letras e outros) para a alegria de nossas crianças.